A Primazzia Brazil se orgulha em cada dia mais se especializar nesse tipo de tecido, buscando sempre cores e texturas novas.

Linho
O linho deriva de uma planta herbácea e, por não ter outras misturas de fibras em sua composição, é considerado um tecido nobre. Além disso, é muito resistente e apresenta uma alta durabilidade, que se eleva após cada lavagem. E bem mais rigoroso do que o algodão e as fibras naturais.

Sua história

A fibra foi descoberta há mais de 36000 AC, conforme registros históricos recentemente descobertos. O tecido teve seu uso constatado até em construções de moradias pré-históricas e agora volta às tendências simbolizando um retorno ao natural e à espiritualidade. Um dos mais antigos tecidos conhecidos pelo homem é usado em roupas desde 8000 AC e registros datam as primeiras fibras de linho tingidas de 36000 AC. Suas tramas acompanharam a história da humanidade de perto: era popular no Egito antigo, usada como vestuário e também como um tecido de enterro no qual as múmias eram embrulhadas. Os fenícios exportaram para a Europa entre os séculos 12 e 8 AC, onde começou a tradição de produção de linho nesse continente.

Composição

O linho é o tecido vegetal mais antigo da história do homem. É feito a partir das hastes da planta de linho e era um têxtil amplamente utilizado e muito importante antes do algodão e outras fibras. A fibra era fundamental para a antiga sociedade egípcia, reverenciada pelas tribos de Israel, produzida na Irlanda do século XII e hoje tem muitos mercados bem estabelecidos em todo o mundo. Desde então, o linho se integrou na sociedade como um tecido de luxo, bem como uma ferramenta utilitária, usada para pano de vela, redes de pesca e cordas. 

Durabilidade e Resistência

Devido à sua durabilidade e resistência, os fios de linho são utilizados nas mais diversas confecções, encontram-se roupas de cama, tecidos para estofados, panos de cozinha, cortinas ou mesmo roupas feitos desse material. Com a chegada dos linhos mistos, hoje ele é bastante requisitado porque, além de ser resistente à sujeira, é fácil de lavar, amassa pouco e tem um toque mais agradável que a fibra pura. A história duradoura do linho acompanha a durabilidade das próprias fibras, já que é a única fibra que é mais forte, molhada do que seca.

Benefícios
- Pode ganhar até 25% do seu peso em água. Menos propensos a se agarrar à pele por ser um tecido mais grosso. À medida que resseca, torna-se frio e ondulado, de modo que a pele é continuamente tocada por uma superfície fria, perfeita para climas quentes, úmidos e secos.
- Não estica e é resistente à abrasão;
- Muito durável e forte, um dos poucos tecidos que é mais forte molhado do que seco;
- Resistente a traças e besouros de tapete;
- Fácil de cuidar porque resiste a sujeira e manchas e pode resistir a altas temperaturas com retração inicial apenas moderada

Tecido Sustentável 

O linho está entre os tecidos mais ecológicos que existem, ao ser preciso poucos produtos químicos em sua produção, quase não há desperdício de material durante a confecção dos fios, posto que o que não é utilizado pode ser aproveitado em outras indústrias, como papel e cosméticos, e o próprio cultivo é renovável, não inutilizando a terra onde é plantado. Para produzir o tecido de linho, apenas as melhores fibras são usadas, mas outras partes não são desperdiçadas, e, justamente por isso, o tecido de linho é considerado ecológico e a planta de linho é muito apreciada. As partes remanescentes – sementes de linhaça, óleo, palha e fibras de baixa qualidade são usadas na produção de uma ampla gama de produtos: sabão, óleo saudável a papel e até mesmo ração para gado.